fbpx

Como é a instalação de calhas, rufos e cumeeiras?

 em Acabamentos

As calhas, rufos e cumeeiras são acessórios fundamentais para a proteção e máximo desempenho do seu telhado. Muitas vezes, grande parte dos problemas com infiltrações e danos em coberturas está relacionado com a escolha de materiais pouco resistentes para esses acessórios, na sua má instalação, na falta de manutenção ou até mesmo na ausência dos mesmos.

A seguir, iremos explicar um pouco melhor a importância desses acessórios e como é feita sua instalação.

Qual a finalidade de instalar calhas, rufos e cumeeiras no telhado?

As calhas e os rufos possuem um papel semelhante na estrutura do telhado, uma vez que ambos possuem atuação relacionada às águas da chuva. Mas enquanto as calhas são utilizadas para conduzir as águas que correm pelo telhado, os rufos estão mais relacionados com a prevenção de infiltrações em locais específicos da estrutura. Já as cumeeiras são utilizadas no ponto de junção entre duas telhas, fornecendo o acabamento adequado para o telhado.

Como é a instalação desses acessórios?

Antes de realizar a instalação das calhas, rufos e cumeeiras, é necessário escolher o material correto para sua confecção. As chapas de aço galvalume podem ser utilizadas em sua fabricação, garantindo máxima proteção e durabilidade para os acessórios e para o seu telhado, e sempre devem ser o material utilizado para acompanhar as telhas metálicas.

As calhas, rufos e cumeeiras são fabricadas de acordo com o projeto arquitetônico e, por isso, já são entregues na medidade certa do local onde serão aplicados, evitando qualquer necessidade de cortes e de desperdícios de materiais na obra. Sua instalação deve ser realizada pelo profissional que atuou na montagem do telhado, para garantir a máxima eficiência e credibilidade à obra.

Estes acessórios são fixados com o uso de parafusos de aço galvalume e fitas de vedação de borracha butílica, produtos entregues junto na venda das calhas, rufos e cumeeiras, que fornecem alto poder de vedação e maior durabilidade para a obra, ajudando a evitar alagamentos, umidade e demais problemas no terreno.

Postagens Recomendadas
Mostrando 5 comentários

Deixe um Comentário

Contate-nos

Não estamos online, envie-nos uma mensagem que em breve responderemos.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt